Eu, minha tribo e Deus!

Quantas vezes nos ouvimos amigas reclamarem sobre coisas mais ou menos assim:

-Nao aguento mais tanta gente dando palpite de como criar meus filhos! Minha irma acha que so os filhos dela sao perfeitos!

-Minha mae diz que no tempo dela acucar era necessario; crianca precisa de energia! Dai, ela faz um copo quase preto de Toddy pro meu filho! Fico louca com isso!

-Minha tia, todo Natal da uma toalhinha bordadinha com o nome,  para todos os sobrinhos; quem usa isso gente?! Affee!

Queriamos nos, as expatriadas, termos a mae ao nosso alcance, mesmo ao preco de um copo de Toddy daqueles bem escuros rs! Ou a irma, dando palpites mil sobre a educacao dos sobrinhos! Que luxo! E aquela toalhinha bordadinha…? Ah, essa eu ia guardar com tanto carinho…pois meus filhos nao tiveram nada disso…isso se chama, carinho, carinho de familia. Pode ser chato, pode ser brega, pode ser ate demais, mas…voce tem certeza que quer trocar tudo isso pelo isolamento?

Eu tenho 3 filhos, duas adolescentes, um menininho de 4 anos. Conforme meus filhos crescem, a cada um de seus tombos, machucados e ma-escolhas: uma cicatriz a mais no meu coracao. Vou aprendendo como qualquer outra mae; aos trancos e barrancos, errando muito, acertando um pouco. Sentimentos extremos de tristeza e alegria nos perseguem. Nessa minha jornada de mae, eu te digo: ‘e preciso uma aldeia para educar um filho’ -‘it takes a village to raise a child’.

E quando nao se tem essa aldeia? Nem se sabe onde ela fica rs??? Bem, constroi-se uma, aos pouquinhos, leva tempo, mas e questao de sobrevivencia para nos, maes expatriadas, maes que moram longe de suas familias, maes solteiras. As amigas, os vizinhos, os bons professores, os conselheiros da escola do teu filho, todos podem te ajudar – faca tambem da escola, uma extensao da sua tribo. Voce nao esta sozinha, olhe com bons olhos ao teu redor e edifica a tua aldeia!

Temos aqui no Vale do Silicio, dois grupos de maes que acompanho: o Mamaes Brasil e o Mamaes Brasileiras do Vale do Silicio – vejo nessas maes a vontade de se unirem, de participarem, de estarem juntas conforme podem. Todas nos sabemos que precisamos umas das outras. Todas nos queremos a mesma coisa: uma tribo! Que respeite, que se importe, que de colo e empatia nos nossos momentos mais dificeis. E como esses momentos existem! Nenhuma de nos esta imune a eles.

Portanto, se voce esta no Brasil, com sua familia; releve! E quando voce, que mora longe, vai visitar a familia e ouve algo assim:

-Voce esta tratando essa crianca como um adulto! Ela e so uma crianca!

Nao esquente a cabeca, pois na realidade…voce sabe que essa tia ai esta certa rs! Eu sei, voce esta seguindo o jeito de viver daqui, voce esta lendo os livros de como educar seu filho, voce esta tentando seu melhor! Voce tambem esta certa! Releve…Entenda que essa pessoa tambem esta te mostrando: olha, nos estamos aqui, relaxa, tem mais gente para cuidar do seu filho 🙂 Nao tente ser perfeita; isso nao e bom para voce. Eu sei que por estarmos sozinhas, nos sentimos naquela obrigacao de sermos a mae perfeita, porque sabemos que nao somos ‘so’ a mae…somos a tia, o tio, a vo, tudo e todos!

Meu segredo? Nenhum, estou pastando igualzinho a voces rs! Eu tenho minha tribo aqui, outra na Inglaterra, uma familia incrivel a somente um click do Whatsapp e alem de tudo isso o meu principal: guardo no coracao o Deus do impossivel! E com Ele tudo se faz possivel a mim e aos meus…

'..onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.' Mateus 6:21
‘..onde estiver o teu tesouro, aí também estará o teu coração.’ Mateus 6:21

Eu queria nesse momento poder fazer parte de todas as tribos que possam vir a precisar de mim: sou uma mae, que passou, passa e passara por muitas situacoes dificeis. Eu gostaria muito de poder compartilhar os meus erros, com outras maes. Errar e humano e ‘guess what’?! (adivinha?!): Maes e Pais sao seres humanos tambem! :p

Adri xxx

Leave a Reply

