Dores e delicias

Esse post e para os brasileiros que estao no Brasil mas NAO querem ficar rs para os quais almejam estar aqui, nos EUA, ou em qualquer outro pais ‘desenvolvido’rs!

Hoje eh um sabado de manha qualquer aqui no Vale do Silicio. Eu, com mais de 20 anos fora do Brasil sou daquelas brasileiras que dizem: -Nao, eu nao voltaria para o Brasil. Nao encaro mais viver no medo, ser assaltada em farol…Nao volto.

Acordo nesse sabadao, venho a cozinha, faco meu chazinho, meu marido aqui, brincando no chao com nosso filhinho de 3 anos, o trenzinho dando voltas ao redor do sofa da sala…Na tela da tv, uma lareira estatica rs e musicas natalinas…

Gingerbread Family

No WhatsApp, mensagem das amigas…’Entrando no voo do Panama agora, Brasil!!!’…o Facebook com mensagem de uma tia querida…’Adriana tua filha e linda, voces sao orgulho da nossa familia…por que moram tao longe…’ Skype com a little sister…’Ah eu gostaria de estar ai com voces mas confesso que nao tenho vontade de viajar nos 5, com crianca pequena, daqui da California para Sao Paulo, e cansativo demais…’.

Eu, a fortona, a imune, a que nao sente inveja nenhuma dos amigos que estao viajando para o Brasil ‘nessa epoca do ano’ rs! Do nada…tenho uma crise de choro…Sentimentos a flor da pele… De agora ate o Ano Novo, ‘vou choraaarr, desculpe mas eu vou choraaarr (Chitaozinho e Chororo!?rs)! Nao diz nem meu nome, nao pergunta de onde eu sou! Nao me manda assistir Coral, peca Natalina na escola dos meus filhos porque eu vou me acabar em lagrimas!

Nos, os expats, desenvolvemos dispositivos de armamento contra a saudade! Porem, por mais ‘preparadas’, ‘duronas’, ‘amazonas’ que sejamos, somos um povo emotivo, um povo muito familia! E o Natal acaba com a gente, joga no chao rs!

Ha dois Natais atras  (isso soa ‘gringo’ rs ‘dois natais atras’…mas sabem o que? Assim somos nos, brasileiros agringados, rs so what?!) eu estava no Brasil.  Quando chegou a hora de dizer tchau a familia do interior, eu me senti bem abalada, o que nao acontece comigo, nao! Lembro estar entrando no carro e uma tia punha a mao em seu coracao e dizia a outra…’ela esta muito nervosa…’ E claro, todos choravam; as tias, as primas, eu, minhas filhas no carro…Me deu uma tristeza com uma mistura de desespero tipo; se eu entro nesse carro eu nao sei quando eu volto aqui… eu nao sei quando eu estarei perto dessas pessoas tao queridas e que significam tanto na minha vida…e eu nao sei se elas estarao todas aqui me esperando quando eu voltar…Bobeira? Mas e o que pensamos na hora da partida.

Cena comum, minha gente, muito comum a nos, expats… e a nossa familia Brasileira. E, ao passo que vamos envelhecendo, amadurecendo, sabem o que acontece?? Nao melhora rs! Piora!!! Sim, piora kkkk! Porque nos nao envelhecemos sozinhos, nossos pais tambem envelhecem…nossos irmaos…e as pessoas nao sao eternas…Muita coisa acontece, pois a fila anda 😉

IMG_5437

Por isso, esse chororo rs. Pelo fato de que eu nao estarei com minhas irmas, mae, familia do interior, ceia a meia noite, fogos de ano novo, pular ondinhas na praia rs, todos de branco. Aquela coisa Brasil.

New Year 2013 Riviera, Brasil
New Year 2012 Riviera, Brasil

Entendam uma coisa: se por um lado voce se mudando do Brasil podera curtir a sua liberdade em tirar um ipad ou um Mac no onibus ou no metro e ninguem vai te roubar, se te fara feliz poder comprar muito, mas muito mais ‘coisas’ do que voce poderia comprar ai no Brasil, teus filhos vao poder brincar na rua e falar ingles…por outro lado:

Voce vai chorar, voce vai sofrer, voce vai ter saudades ate mesmo dos almocos de domingo na casa da tua sogra rs! Voce vai trabalhar o ano inteirinho e mais um pouco e ao final voce nao vai chegar a pular nem uma ondinha na praia nao, meu filho! Porque a praia aqui no Vale do Silicio e uma geleira! Sabe o que voce vai fazer? Voce vai morar aqui e economizar ate rs para voltar ai e passar o fim de ano com a familia! Hahahaha!

Coisas da vida! E tudo passa! E eu jah parei de chorar 🙂 E mais uma vez: ter gratidao pelo que alcancamos, onde chegamos, por estarmos todos bem, pela saude! Look at us! Aren’t we pretty awesome 😉 Ou isto ou Aquilo!

Adri xx

ps: E que a iniciativa da campanha BayBrasil por voos diretos San Fran – SP  de bons resultados!!! http://bit.ly/1w3wnPA

4 thoughts on “Dores e delicias

  1. Adriana: Sei bem como vc se sente! A gente se sente dividida e os sentimentos tambem sao muito divididos. Eu tambem nao volto mais pro Brasil depois de 15 anos nos EUA. Por outro lado sinto muito falta da familia e sou muito apegada aos meus sobrinhos.
    Ja mandei metade dos cartoes de Boas Festas que tinha que mandar pro Brasil…A outra metade vai chegar no Ano Novo . Depois de ler seu blog descobri porque estou demorando tanto para mandar-los. Quero evitar a minha depressao que acontece todo final de ano quando estou por aqui! Boas festas. Bjs,

    Like

    1. Oi Olga! Eu jah mandei minhas ‘caixinhas’ para o Brasil, Hungria e Inglaterra…quando estou colocando os presentinhos nelas fico imaginando a familia abrindo, as sobrinhas…e dai, jah viu rs!O resto voce sabee! Mas eu gosto muito de preparar as ‘parcels’, cartoes, me sinto mais proxima deles! Bj!!!

      Like

  2. Adri, adorei seu posting. Tenho uma estoria parecida com a sua, mas ha quatro anos atras voltei e morei quatro anos no Brasil depois de 17 anos fora. (claro que tudo por razoes de trabalho). Minha experiencia de volta ao pais foi incrivel e acho que tem marcas na pilastra do aeroporto de Sao Paulo das minhas unhas nao querendo entrar no aviao para voltar. Moro em Los Altos. Quem sabe um dia nao nos encontramos para um cafe para dividir toda essa “saudade alterada por vivermos em dois mundos tao distintos”. bjs. Patricia.

    Like

Leave a Reply

