Pamonhas de Piracicaba!

Uma mae, que vem de um pais, onde de dentro de sua casa mesmo, escuta-se o carro do pamonheiro passar, lah fora, com o som no penultimo volume:

‘-Pamonhas fresquinhas, pamonhas de Piracicaba, venha comprar minha senhora, eh uma delicia! O puro creme do milho! Pamonhas! Pamonhas! Pamonhas!’

Tamale nada! Isso aqui eh PAMONHA rs!

Ou, escuta-se tambem; o ‘homem do saco’ (vendendo sacos de lixo a peh) e sua maritaca barulhenta (tec-tec-tec-tec!):

‘-Saco, saco, saco, sacooooooooooooooooooooooooo!’

rsrs

Ou, quando se vai a feira; o divertidissimo, terapeutico, burburinho da feira:

‘-Moca bonita nao paga!!! Mas, tambem nao leva!’

‘-Vem aqui minha sogra!’

‘-Ola Dona Maria; traga o dinheiro e a bacia!’

kkkkkkk

Entao, uma mae, assim tal como eu, Brasileira, acostumada aos gritos coloridos de um pais tropical…rs…nao pode ser serena e comedida!

Vista, entao, todo esse colorido e saia nas ruas dos tais ‘paises de primeiro mundo’ rs!!! O que acontece?!

Quando as amigas das minhas ‘teens’ vem em casa (moro nos EUA), eu passo um aperto! Tenho que me policiar (ha ha ha): desde o tom de voz, a escolha de sentenca (imperativo nem pensar, mesmo que o tom do imperativo seja super na boa rs!), a linguagem corporal (maos para cima, bracos pro ar estao fora, tambem!).

Para a grande sorte das minhas meninas, eu tenho um ladinho Britanico ( mais de 15 anos de treino); mas nao eh que o  meu lado Brasileiro sempre da um jeitinho de falar mais alto?! Fazer o que? Eh um lado mais escandaloso, nao tem jeito! (escandaliza-se quem nao eh da patria, pois para quem eh…nao ha nada demais rs!).

O colorido do nosso pais eh deliciosamente contagiante. Tenha como exemplo nossas praias; sorveteiro, barraquinha da agua de coco, do milho verde, do acai, camaraozinho no espeto, o cara que faz terere, a mulher das cangas, e por ai vai. Ai, a gente sai por esse mundo afora e vai a praia… e, alem de nao encontrar nem mesmo o sol, tambem nao encontra areia; so pedras e pessoas com cobertores felpudos estendidos sobre elas, curtindo… nao sei o que!?(Inglaterra). Ou, voce encontra praias onde nao se pode entrar na agua (nao, nao por causa de poluicao!) por estar uma geleira, em pleno verao rs! (Baia de Sao Francisco!). E quando a praia tem areia, a agua tem uma temperaturazinha ateh que amena mas…nao tem clima de praia (para brasileiro rs) porque estah tudo o maior marasmo!?! Nao tem ninguem gritando nada para vender…nao tem colorido de guarda-sol, nao tem sorveteiro, gente jogando volley… nao eh praia poxa rs!

Minha conclusao eh a seguinte:

-Ah, meninas (minhas teens) eu vou invadir sua praia, sim! ‘Com a forafa e a galinha’ rs (nossa tambem nao eh assim, rs ipod pelo menos ok?!rs).

Nao vou deixa-las crescer no marasmo, quando, na realidade, suas raizes falam tao alto (literalmente rs) e tem um colorido tao lindo!

Eu nao sou pamonha 😉 Eu descabelo, grito, gesticulo, choro na frente dos outros, dramatizo, exagero. Porque quando brasileiro ama, AMA e demonstra e luta e faz e acontece!!! Somos um povo apaixonado e apaixonante!

Brasil!!!!!!!!!!

Adri xxx

ps: Esse texto nao eh contra as outras praias. Nos, brasileiros, somos muito bem-humorados e nos divertimos seja lah onde estivermos! Eh este, simplesmente, um texto de teor humoristico e de honra as nossas praias e a tudo de bom que trazemos conosco.

Nos vamos invadir sua praia – Ultraje a Rigor

‘Daqui do morro dá pra ver tão legal
O que acontece aí no seu litoral

Nós gostamos de tudo, nós queremos é mais
Do alto da cidade até a beira do cais
Mais do que um bom bronzeado
Nós queremos estar do seu lado

Nós tamo entrando sem óleo nem creme
Precisando a gente se espreme
Trazendo a farofa e a galinha
Levando também a vitrolinha
Separa um lugar nessa areia
Nós vamos chacoalhar a sua aldeia

Mistura sua laia
Ou foge da raia
Sai da tocaia
Pula na baia
Agora nós vamos invadir sua praia

Agora se você vai se incomodar
Então é melhor se mudar
Não adianta nem nos desprezar
Se a gente acostumar a gente vai ficar
A gente tá querendo variar
E a sua praia vem bem a calhar
Não precisa ficar nervoso
Pode ser que você ache gostoso
Ficar em companhia tão saudável
Pode até lhe ser bastante recomendável

A gente pode te cutucar
Não tenha medo, não vai machucar’

🙂

Leave a Reply

