Testosterona

Eu queria iniciar esse texto, xingando, mas xingando muitooo…soh que nao posso, nem devo rs…E, alias, nem sei quem que eu deveria xingar!!!rs!Provavelmente eu mesma, ou o governo, ou o marido ou entrar em atrito com Deus, quem me fez mulher!rs!

O velho dilema da ‘escolha’. Voce escolhe ficar em casa com seus filhos ou, trabalhar fora. Partindo do ponto que, todas nos acordamos depois da onda feminista e percebemos que nao ha escolha, p. nenhuma…qual eh entao a nossa solucao para esse nosso tormento?

Ontem, fui a uma conferencia, super seleta, aqui no Vale, convites nominais, soh os’ brainiacs and visionaires’…Eu? Eu era a esposa de um deles… depois de 20 anos juntos, tive finalmente, a oportunidade de ve-lo pela primeira vez, dando uma de suas palestras, futuristicas; foi animal rs!

Porem, meu foco era o seguinte: onde estao as mulheres?? Eu contei: 3. Fora eu, eu nao contava, pois estava lah de ‘esposa’, palavra passiva, 3a pessoa do singular; pessoa singular e nao passiva. Essa, sou eu.

Quando cheguei, descendo uma escadaria para entrar num auditorio, era o intervalo para o cafezinho deles…sorte que eu sou muito cara-de-pau e segura de si, porque quando aqueles homens me viram lah no topo da escada, parecia que estavam vendo um ser extra-terrestre, ou uma aparicao do alem. Gente, eh soh uma mulher. Ok, ok, de vestido longo, tomara que caia, oculos escuros, e rasteirinhas rs caindo de para-quedas na convencao dos brainiacs do Vale do Silicio.

Quando um deles apresentou um de seus projetos, o qual falhou (aqui no Vale, falhar e totalmente okay, eh bonito e incentivado, aquela historia que eh errando que se aprende!) e disse assim: ‘Ah, falhamos homericamente, mas foi legal, fizemos varias amizades da hora!kkkkk!’ – sim, os brainiacs do Vale, sao ‘cool’, usam girias, fazem apresentacoes engracadas, tipo: ‘nao to nem ai, vim de bermudona e camiseta furada’ mas olha quantos milhoes eu jah arrecadei com a KickStarter!’ Bem, eu tive vontade mesmo de levantar a minha mao e perguntar assim:

-O fulano, uma pergunta: Onde estava tua mulher e filhos quando voce estava ‘having fun building this useless stuff?!’ (quando voce estava se divertindo pacas e construindo essa coisa inutil?!?). Mas, obviamente engoli todas as perguntas que povoavam minha mente rs porque eu queria muito continuar sentadinha ali rs…e observar o ‘mundo dos homens’.

Voces nao tem ideia, do ambiente daquele local: era muito, mas muito diferente da minha cozinha…(!) Homens jovens (College guys), homens meia idade, homens maduros, homens hippies, dorks, geeks, e a maioria, pais de familia. E por falar em familia…quando deu 12 hs, a Cinderela aqui saiu correndo, claro! Quem iria dar almoco para as criancas?!

Alem daquele ambiente de quase que fraterno, daquela troca de ideias fantasticas, daquelas risadas, e do ‘food truck tocando rock’n’roll’ lah fora…eles ainda fecham o dia com um jantar informal em algum lugar, na vibrante Palo Alto.

Agora me diz: as mulheres nao querem nada disso? Elas soh querem procriar, curtir a cria, e alimenta-las. That’s it. Who says so?!? Algumas de nos, sim, outras nao. Mas onde esta a nossa opcao? Serah que temos que imigrar para a Suecia?! Mas dai, como imigrante meu diploma nao vai valer nada lah! Como jah nao vale aqui!

Ha casos e mais casos de ‘homemakers’…ha tantas, tantas mulheres no meu caso…Professoras de Ingles, medicas, analistas de sistemas, que sairam de seus paises devido a ofertas de emprego de seus respectivos maridos e estao ilhadas, aqui ou acola… Nao podem exercer a profissao que escolheram…pois quando fizeram sua escolha estavam em literalmente, outro mundo, com outras regras…

Essa conferencia era para os ‘makers’ do Vale do Silicio, porem, a unica, ‘homemaker‘ presente, era eu. Um dos requisitos dessa conferencia, e de que se voce vai, voce tem que apresentar algo. Oops, eu nao apresentei nada rs! Mas, quem sabe da proxima vez…me preparo melhor e apresento uns ‘slides’ com fotos de todas as esposas dos ‘makers’ com pequenos depoimentos, sobre como elas facilitaram e continuam facilitando a vida desses homens sonhadores e bem-feitores da humanidade para que eles possam desfrutar ‘fun’ and ‘rewarding moments’ como os de ontem.

Escolha? Escolha para mim e quando vou a doceria e escolho um bolo ao inves de um brigadeiro, ou decido comer os dois e lamber os beicos.

Eu quero um mundo mais justo para as mulheres, eu tenho duas delas, aqui em casa. Eu quero poder dizer a minha filha: Ser cientista igual teu pai?!Vai, vai em frente! Vai ser o maximo! E quando voce quiser ser mae, voce podera escolher quanto tempo ficara em casa com seu bebe, voce e seu marido dividem o tempo de voces! Vai filha, vai lah e brilhe! Sem medo de sua escolha!

Seria bom.

Adri xxx

One thought on “Testosterona

Leave a Reply

