Sem Nocao…!

Sim, essa sou eu: sem nocao!

Conversando com minhas irmas, no voxer essa semana, eu me dei conta, finalmente, como sou uma expatriada sem nocao do que eh ser mae, no meu proprio pais…Mas, dai eu penso: qual eh o meu pais? 20 anos no Brasil, 20 anos fora dele – na Inglaterra, maior parte do tempo…filhas nasceram no Reino Unido, eu as criei e eduquei conforme o que lah aprendi, e com uma pitadinha de sal e ‘cana de acucar’ brasileira rs!

Foi uma conversa banal, nada tao serio:

_Oi, beleza ai com voces, que voces tao fazendo?! -pegunto eu; a irma mais velha, sem nocao rs!

-Oi, eu to aqui pegando a Lorena na escolinha! – a ‘do meio’ fala.

-Gente, eu to no estacionamento da Ford, tentando sair, jah faz uns 15 minutos, ninguem consegue sair…pelo que entendi deve ter acontecido um acidente na Anchieta…jah liguei pro Renato e falei pra ele arrepiar lah do trampo para pegar a Manu na escolinha, e vir pela Imigrantes… diz a cacula; jah entediada e com a cabeca a mil; pensando na filhinha, na escola…e ela no transito, na impossibilidade!

-Verdade Ari, tinha um pouco de transito quando passamos na Anchieta, tinha um caminhao quebrado, mas nao achei que era na sua saida…

-Ai saco! Quando nao eh manifestacao eh caminhao quebrado, eh chuva, eh o caramba!rs! – cacula…ainda presa na Ford rs

-Nossa, faz anos que nao pego um transito parado rs! Esse papo de voces tah meio surreal pra mim! – diz a sem nocao, que nao precisa nem pegar transito de San Jose a Palo Alto, pois estah em casa com o filho de 2 anos!

Bom, a discussao continua, a do meio vai seguindo seu caminho, a cacula no aperto, e eu, como irma mais velha, ouvindo os desesperos de ‘meu como vou chegar na escolinha…! Quando ouco uma vozinha assim, no voxer:

-Aline? Voce ta ai? – cacula jah provavelmente com lagriminhas no ‘zoio’ …

Nao ouco resposta da Aline, que devia estar dirigindo…

-Ari?! Voce jah chegou em casa? – sem nocao…

-Nao, Na… (Na, com acento circunflexo no ‘a’ eh o meu apelido rs com minhas irmas…). O Renato esta no transito, eu estou no transito e nao conseguimos pegar a Manu…tive que ligar para Aline e pedir para ela voltar lah na escolinha e pegar a Manuela…coitada da Aline, ela tinha acabado de chegar com a Lorena…Ai, Na, eu fico ate com ansia de tanto desespero aqui nesse carro…

-Ai, meu! Eu sei Ari, como voce se sente, dah um desespero,ne?! Meu, por que vcs nao tem um esquema de ter uns telefones de umas amigas que podem ir buscar as meninas numa situacao desssas? Eu faco assim, eu tenho o cel de umas amigas que podem pegar as meninas na escola quando dah uma zica, sabe? Tenho elas no voxer…(falei sem pensar que: minhas amigas nao trabalham, nos moramos super proximas das escolinhas e, podemos ate caminhar para buscar as criancas…’reality check anyone? rs!). E ai extrapolei:

‘-Meu, a Aline estava lah, pegou a filha dela! Por que jah nao pegou a sua! Meu, voces nao combinam assim: quem chega primeiro pega a filha da outra!? Poxa, que marcacao!’ – (Ouch!)

………………………………….

Soh de escrever isso jah to aqui, noh na garganta…A resposta delas soh foi:

-Na, voce eh uma sem nocao, mesmo ne?!

Sem nocao, sem nocao, sem nocao! Eu nao pensei em nada:  car seat extra nos carros? Onde elas moram, quem estava a caminho de onde, se Aline tinha compromisso no meio do caminho, enfim…!

Eu soh agi como antigamente…eu, a mais velha, querendo resolver a vida da minha familia inteirinha …. me fez lembrar quando eu resolvia ate negocios mal feitos do meu proprio pai…peitava homens bem mais velhos que eu pra ‘resolver’ paradas do meu pai rs…um dia um homem falou assim para mim, em meio nossa briga rs:’O mocinha, voce tem bigode? Nao, ne?! Entao dah licensa que quando vc criar bigode vc vem trocar uma ideia comigo! – Arghhhhh! Quase enfartei aos meus 18 aninhos rs…Respondi: Nao tenho bigode, mas tenho cerebro e esse negocio estah desfeito. Meu pai nao assinou papel algum e eu vou tirar aquela sua Kombi horrorosa (rs) da minha garagem agora! Se eu fosse vc eu corria, porque vou deixa-la atravessada no meio da rua!!!!! kkkkkkkk e deixei mesmo, eu ralei a tal kombi para tirar da garagem e larguei ela lah fora…rs…louca, mas desfiz um negocio ridiculo.  Funcionava…eu operava dentro de um contexto que eu conhecia muito bem!

Hoje em dia, eu nao tenho nocao da realidade de uma mae, que trabalha fora e mora em Sao Paulo. Eu fiquei muito triste comigo mesma pois com certeza magoei minhas irmas. Fiquei ainda mais triste por, pela primeira vez me conscientizar de que: nada sei, quando se trata da vida que minhas irmas levam, das peripecias com as minhas sobrinhas, choros e vitorias.

Eu, daqui, soh posso mandar caixinhas com fitinhas, docinhos, presentinhos, para as minhas sobrinhas…falar com elas no skype, as vezes, ou receber uma mensagem mais fofa do mundo, de uma criancinha de 3 aninhos, a qual eu soh pude ver 2 vezes…:

‘_Oi tia Na! Obrigada da caixinha, eu adorei!!!!’

Ok, to com lagrima no ‘zoio’ de novo!

Viver aqui, longe do Brasil, eh isso: emocao, dor, alegria, e aquela vontade enorme de poder ajudar seja lah da meneira que for…

Eu amo tanto minhas irmas… sao minha vida…minhas irmazinhas, loirinhas, que eu troquei ate fraldas de pano rs…o problema eh que elas cresceram e amadureceram mais que eu rs! Ate se casaram e tiveram filhos, tudo enquanto eu estava por esse mundao afora!

Acho tao dificil quando as pessoas mais experientes aka ‘mais velhas’ rs dizem assim: Adriana, a sua familia, agora, sao seus filhos e seu marido… NAOOOOOOO, nao eh nao, a minha familia, sao: meus filhos, meu marido, meu gato, minha mae, irmas, sobrinhas, cunhados, amigos! E eu sinto saudades, muitas saudades, de todos eles. E eu cuido, do jeito que eu posso, de todos eles! Eu nao sou sabia…sorry! 🙂

Tem mais gente sem nocao ai, ou soh eu mesma 😉 ?!?

Na xxx

2 thoughts on “Sem Nocao…!

Leave a Reply

